quinta-feira, abril 3, 2025
logotipo da tesla

A história do logotipo da Tesla: do emblema do carro à marca global de tecnologia

by Victor Carneiro

O logotipo da Tesla representa uma das marcas mais famosas e potencialmente inovadoras do mundo – uma empresa que está mudando seu foco de carros elétricos para robôs. Mas qual é a história do logotipo da Tesla? Quem fez o logotipo da Tesla e o que ele é, afinal? Vamos revelar tudo abaixo.

Como muitos dos melhores logotipos de carros, o logotipo da Tesla foi originalmente concebido para ficar bem na frente dos veículos, e é por isso que ele assumiu a forma do emblema. A mudança de foco da empresa levou a um ajuste no design. Desde então, a marca Tesla tem sido atormentada por controvérsias (veja o desastre do design do Cybertruck), mas o logotipo resistiu ao teste do tempo. Vamos mergulhar e ver como o logotipo da Tesla evoluiu.


Você pode gostar
  • Aqui está um lembrete de que o logotipo da Tesla parece um DIU (e isso nunca foi tão irônico)

  • Por que alguns proprietários de Tesla estão cobrindo o logotipo

Logotipo da Tesla
O logotipo original da Tesla Motors (crédito da imagem: Tesla)

A empresa era originalmente chamada de Tesla Motors, já que foi concebida como uma fabricante de carros elétricos, e o primeiro logotipo da Tesla parecia muito mais com um emblema de carro tradicional. Ele ostentava a mesma marca e símbolo de hoje, mas estes foram colocados em um formato de escudo. A marca também usou uma marca separada exibindo o nome completo da marca em uma fonte diferente.

O logotipo foi criado pela agência criativa RO Studio, de Nova Jersey, que também criaria o logotipo para a Space X. Dizem que o uso do escudo tinha a intenção de evocar segurança e proteção, áreas nas quais a Tesla tem sido alvo de controvérsia, mas é igualmente provável que o escudo tenha sido escolhido simplesmente porque essa é a forma tradicional do logotipo de um carro.

Como tal, o design combinou um elemento da marca tradicional de carros com a fonte personalizada Tesla Slab, mais minimalista e de aparência futurista, e aquele formato pontiagudo de ‘T’ (veremos o que isso representa em breve). O design atingiu o que a Tesla estava buscando, buscando convencer os céticos de que os veículos elétricos poderiam ser veículos de luxo sérios, ao mesmo tempo em que enfatizava seu foco na inovação.

O logotipo da Tesla – 2017 até hoje

Logotipo da Tesla
O logotipo da Tesla geralmente é usado em vermelho ou preto (Crédito da imagem: Tesla)

O logotipo original da Tesla permaneceu inalterado por quase 14 anos, até o lançamento do Roadster – o primeiro carro da Tesla em 2008 – bem como dos subsequentes Model S, Model X e Model 3.

Mas em 2017, a Tesla mudou de nome, abandonando a parte “Motors” do seu nome. O objetivo era refletir um foco mais amplo em inovação tecnológica do que carros. Isso também significou uma mudança correspondente no design do logotipo. O escudo foi removido e o nome Tesla foi colocado abaixo do símbolo. A mudança fez o logotipo parecer mais minimalista e menos como uma marca de carro tradicional.

Significado do logotipo da Tesla

Logotipo da Tesla
O logotipo da Tesla deve representar um segmento da seção transversal de um motor elétrico (Crédito da imagem: Tesla / Future)

Acredite ou não, a intenção não era fazer o logotipo da Tesla parecer um DIU. Nem é meramente uma letra ‘T’ pontuda e de aparência futurista do nome da marca. O logotipo é mais inspirado do que isso.

O ‘T’ é baseado no formato de um segmento da seção transversal de um motor elétrico. O corpo principal representa polos projetando-se do rotor, enquanto as linhas curvas no topo representam o entreferro e o estator. Isso cria um link visual para o ímpeto original da marca: motores elétricos.

Memes do logotipo da Tesla

Infelizmente para a marca, apesar da inspiração inteligente do logotipo da Tesla, a maioria das pessoas não consegue reconhecer a referência abstrata, levando a todos os tipos de outras teorias. As pessoas compararam o design a um DIU, ao nariz de um gato, ao martelo de Thor e a uma adaga de pressão. A confusão talvez seja a prova de que uma ideia inteligente nem sempre é um ótimo design de marca na prática se ninguém a entende.

 

E o Tesla original?

logotipo da empresa tcheca Tesla (Crédito da imagem: Tesla)

O logotipo da Tesla tcheca em vitral em Praga (Crédito da imagem: Ludek via Wikimedia Commons). Já existia uma empresa chamada Tesla antes de Martin Eberhard e Marc Tarpenning fundarem a Tesla Inc nos EUA em 2003. A Tesla AS era originalmente uma produtora monopolista estatal de aparelhos e componentes eletrônicos na Tchecoslováquia durante a era soviética.

Parece que, assim como a Tesla dos EUA, a empresa recebeu o nome em homenagem ao engenheiro sérvio Nikola Tesla, mas depois que a URSS rompeu relações com a Iugoslávia em 1948, seria alegado que o nome era uma abreviação ‘TEchnika SLAboproudá’ – tecnologia de baixa corrente. O logotipo da marca reflete seu foco em rádio eletrônica.

A marca ainda é usada hoje. Em 2011, a empresa tcheca Inter-Sat adquiriu a licença para usá-la para vender eletrodomésticos e eletrônicos de consumo, principalmente na Europa central e sudeste.

O que Tesla Significa?

Por que a Tesla mudou seu logotipo e nome de marca?

A Tesla mudou seu nome e logotipo em 2017 para se tornar simplesmente Tesla em vez de Tesla Motors. Isso foi planejado para refletir um foco mais amplo em tecnologia em vez de apenas carros. O motivo da mudança ficou particularmente claro em 2021, quando a Tesla revelou um robô humanoide aterrorizante que mais tarde daria o nome de um dos Transformers. Desde então, as pessoas têm zombado da Optimus, mas ainda estamos um pouco assustados.

You may also like

Leave a Comment

Novidades sobre as maiores Marcas do Mundo.